Ibicuitinga, 28 de maio de 2017
Webmail
Conheça Ibicuitinga

Localizada na Região Nordeste do Estado, precisamente na região do Baixo Jaguaribe, atingindoa zona do sertão central cearense, distante de Fortaleza cerca de 190 km; ibicuitinga é hoje uma progressista cidade.

Segundo dados do censo 2010, o município conta hoje com uma população estimada em 11.335 habitantes, constituído de 50,7% de sua população urbana e 49,3% rural.. História

Em 1866 através de um terreno doado pelo Sr. Samuel Ferreira Nobre, e sobre os auspícios de Nossa Senhora dos Remédios, foi erguida uma capela a qual deu origem as primeiras casas do povoado principal. Segundo populares, no início do século, somavam-se apenas 12 casas feitas de tijolos e 05 cinco de barro, mais sem nenhuma estrutura urbana.

Em 15 de junho de 1883 a Câmara Municipal de Morada Nova, procedia a criação do segundo distrito de Boa Água, somente aprovada pelo Governo do Estado em 20 de dezembro de 1938. Segundo o historiador Raimundo Girão” no livro “História de Morada Nova” em 1943 o município passou a ser chamado de Ibicuitinga por se tratar de uma duplicidade de topônimo: Ibicui ou Cui = areia e Tínga = Branca, Alva.

Territorial datada de 31-XII-1968, o distrito Ibicuitinga figura no município de Morada Nova. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VII-1988, Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Ibicuitinga, pela lei estadual nº 11436, de 11-05-1988, desmembrado de Morada Nova. Sede no antigo distrito de Ibicuitinga. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual nº 22, de 11-11-1991, são criados os distritos de Açude dos Pinheiros, Canindezinho, Chile e Viçosa e anexados ao município de Ibicuitinga. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 5 distritos: Ibicuitinga, Açude dos Pinheiros, Canindezinho, Chile e Viçosa. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital. Areia Branca para Ibicuitinga alterado pelo decreto estadual nº 1114, de 30-12-1943.

Ibicuitinga Hoje

A população conta hoje com diversos serviços básicos como esgotos, sistema de abastecimento de água na sede e nos distritos, telefonia fixa e móvel, provedores de internet, agência bancária e da caixa, agência dos correios, uma ampla rede de lojas e comércios e a tradicional feira aos domingos onde é possível vender e comprar.

Basicamente um município agrícola, Ibicuitinga se destaca pela sua grande produção de feijão e milho, além da pecuária que também compoe o quadro econômico do município. São 23 anos de progresso mas onde muitas vezes alguns conceitos pararam no tempo.

Na parte de comunicação Ibicuitinga conta hoje com uma emissora de rádio comunitária que diariamente leva informação, utilidade pública e prestação de serviços ao cidadão ibicuitinguense, que pode acompanhar ao vivo através da emissora a transmissão das sessões da câmara municipal toda sexta-feira. A repetidora de TV local garante sinal aberto das emissoras TV Ceará (05), Tv Diário(16), TV Cidade(26) e TV Verdes Mares(55). O município tem ainda a cobertura de emissoras de rádios regionais com destaque para as emissoras, Nova FM (morada Nova), Liderança(Quixadá e Morada Nova), FM Maior (Baturité), Liberal e Uirapurú AM (morada Nova) dentre outras.

A população é composta hoje de 51,7% de homens e 48,3% de mulheres que diariamente somam-se e constroem a história de um município que mesmo sendo novo já é destaque pelo seu povo, cultura e tradições regionais.

Economia

Industria

Podemos contar com seguintes estabelecimentos industriais: movelaria, serraria, padaria, agroindústria de mandioca e carpintaria.

Comércio

A atividade comercial de Ibicuitinga se fundamenta no comércio varejista. Os principais comércios são de produtos alimentícios, confecções, remédios, bebidas, frutas e utensílios domésticos.

Pecuária

As espécies animais que mais se destacam na pecuária do nosso município são: bovinos, suínos, caprinos, ovinos, eqüinos, asininos e muares.

Agricultura

Os principais produtos do nosso município são: algodão, feijão, milho e mandioca.

Politica

José Edmilson Gomes - Atual e Primeiro Prefeito de Ibicuitinga .Além do atual prefeito Deca, outros nomes passaram no governo da cidade como os exs-prefeitos Anilton Maia, Marcondes Nobre e Eugênio Rabelo com destaque para outras lideranças que integram esta história como o filho da terra e que participou do processo de emancipação política o médico Dr. Edvando Maia.

Geografia

Clima Tropical quente semi-árido em todo o território com chuvas concentradas de fevereiro a abril. A pluviometria média é de 974 mm. A temperatura média anual situa-se acima de 26°C.

Divisões Administrativas


O município está dividido em 5 unidades. A Sede e mais 4 distritos: Açude dos Pinheiros, Canindezinho, Chile e Viçosa.

Calendário de Pagamentos

Banner
Banner
Banner
Banner

Conheça o Prefeito

Presidente do Instituto

Todos os direitos reservados
Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Ibicuitinga
CNPJ: 17.467.300/0001-88
Rua Capitão Manoel Antonio S/N - Centro, CEP: 62955-000 Ibicuitinga,CE
Telefone: (88)34251318